how to write an essay harvard referencing essay writer how to write on pdf file
how to write an essay question answer freeessaywriter.org how to write a cover letter
how to write an essay vague topic essay writer free how to write delay email
how to write a comparative essay vce english essaywriter how to write a summary case study
how to write a good introduction for an essay example https://ejurnal.plm.ac.id/index.php/Teknovasi/comment/view/40/30/277 how to write english report
how to write an essay for ielts exam https://odaibako.net/u/paperwriting how to write a video brief
how to write an essay ielts https://www.thebostoncalendar.com/events/research-term-papers-for-school how to write a cover letter if you don’t know the name

Academy of math and science homework help essayup.com expert academic essay writing service service
Papers solution paper writing service reddit essay writing service best essay writing service reddit free how to write an informational essay about my experiences
how to write an essay in simple english essay writer online are essay writing services legal in canada
how to write an essay descriptive essay writing service best essay writing service in usa 2019

Acionamento dos contatos sincronizados com a passagem
pelo zero na tensão da rede elétrica

Fig. 1 – Tensão na rede e acionamento da carga.
Fig. 1 – Tensão na rede e acionamento da carga.

 

 

A tensão da rede elétrica apresenta comportamento senoidal conforme a forma de onda azul apresentada na Fig. 1. Os relés que apresentam o acionamento (fechamento) dos contatos sincronizados com a passagem pelo zero na tensão da rede elétrica irão acionar a carga (reator/lâmpada) somente quando a tensão se encontra próximo do zero, conforme apresentado na forma de onda vermelha.

Esse método irá reduzir os picos de corrente, conhecidos como in-rush, ocasionados por reatores com alto fator de potência e demais cargas com características capacitivas e determinando assim, uma maior vida útil tanto para os relés como também para as cargas acionadas pelos mesmos.

 

 

 

Para uma melhor compreensão deste comportamento, a Fig. 2A e 2B apresentam os resultados obtidos na prática para uma carga sendo acionada no momento que a tensão da rede elétrica se encontra próximo do zero. Através da Fig. 2B pode se verificar que na corrente da carga, forma de onda roxa, não ocorreu picos de corrente (in-rush), preservando a vida útil do relé. A Fig. 2A apresenta o momento que a carga foi acionada, forma de onda verde, na qual pode se verificar que seu acionamento ocorreu praticamente quando a tensão estava em zero.

Fig. 2 – Acionamento sincronizado com a rede elétrica.
Fig. 2 – Acionamento sincronizado com a rede elétrica.

 

A Fig. 3 apresenta o comportamento para o pior caso, na qual a tensão da rede elétrica encontra-se no pico da senóide no momento que a carga é acionada. Pode se observar através da figura, que ocorreu um elevadíssimo pico de corrente (in-rush), forma de onda roxa, na ordem de 280 A. Esse pico de corrente irá diminuir a vida útil do contato interno do relé, ou fazer com que o mesmo fique colado, mantendo permanentemente a carga acionada (lâmpada).

Fig. 3 - Acionamento não sincronizado com a rede elétrica.
Fig. 3 – Acionamento não sincronizado com a rede elétrica.

 

Picos

Os picos de correntes são ocasionados pelos reatores com alto fator de potência, pois montados juntos aos mesmos, encontra se os capacitores responsáveis pela correção do fator de potência. Esse componente ao ser submetido a uma variação instantânea de tensão, conforme o ocorrido na Fig. 3 comporta se como um curto-circuito, fazendo com que ocorram picos de corrente (in-rush).

Relés sincronizados

Relés sincronizados com a passagem pelo zero na tensão da rede elétrica são recomendados para todas as cargas que apresentam características capacitivas, tais como: Reatores com alto fator de potência, lâmpadas compactas, fluorescentes acionados por reatores eletrônicos, lâmpadas a LED.

Inscreva-se

Quer ficar por dentro de novos assuntos?
Receba novidades assinando nossa Newsletter:

Abrir Whats
1
Olá, podemos te ajudar?
Powered by